Instalar Vários Programas Deixa o Computador Lento?

Informações

Menu: Artigos
Gênero: Mito ou Verdade

Hoje em dia a maioria das pessoas que tem computador, ficam preocupadas em instalar muitos programas e o computador ficar lento. Estou aqui para esclarecer se isso realmente ocorre. Bom, a velocidade do seu computador é medida atravez da memória ram e do processador, tendo isso em vista podemos considerar quantos processos/tarefas o computador precisa executar.
Vamos por partes.

Processador:

O processador é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador, por isso é considerado o cérebro do mesmo.
Ele também pode ser chamado de Unidade Central de Processamento. Sua velocidade é contada em Hertz. Wikipédia.



Memória RAM:

Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas. Wikipédia.


Imaginem que toda a informação de seu trabalho está em pastas dentro de gavetas em um grande arquivo. Quando você precisa de algum dado para seu trabalho, você pega aquela pasta e coloca os papéis sobre sua mesa. Quanto maior for sua mesa de trabalho, mais papéis poderão ter ao mesmo tempo para poder trabalhar. A memória RAM parte desse princípio.

Processos do Computador:
Todo sistema operacional executa processos automaticamente, que podem ocorrer desde sua inicialização até como resposta a determinado comando. Todos esses processos estão anotados no Registro do sistema operacional, uma lista de instruções que o computador eventualmente precisará operar.
Cada programa instalado anota no registro uma ou algumas linhas de instrução. Quando o computador começa a operar, ele busca no registro o que deve ser feito e quais operações executar. Por exemplo, ao pedir para abrir um programa, o computador busca no registro onde estão os arquivos necessários para executar tal programa. Só então, ele vai atrás dos arquivos, que podem estar em pastas diferentes e até mesmo necessitar que outros programas menores sejam executados ao mesmo tempo. Quanto mais instruções um programa escrever no registro, maior terá que ser a capacidade de processamento e de memória do computador.
Mas tudo isso é feito automaticamente. Inclusive existem programas que escrevem no registro para que tenha seu início automático também na inicialização do Windows, ou até mesmo quando perceber que uma conexão com a internet foi estabelecida, ou quando algum novo programa for aberto. Esse é o caso, por exemplo, dos antivírus, que iniciam com o computador e executam funções com alguns comandos de programas.

Analisando Isso:
A grande questão aqui é como a instalação de vários programas pode influenciar a velocidade do computador. O primeiro ponto a ser visto é que a instalação de vários programas diretamente vai ocupar espaço no HD e pode escrever informações no registro de inicialização. Se esse programa tiver instruções a serem executadas automaticamente ou durante a inicialização do Windows, essas instruções podem interferir na velocidade de processamento, pois por mais que uma instrução no registro seja mínima, é um processo a mais a ser trabalhado.
Porém, isso não é regra, pois nem todos os programas instalados escrevem instruções no registro de inicialização. Então instalar muitos programas em si pode não interferir. Vai depender somente se os programas instalados alteram ou não esse registro. Alguns programas, inclusive, nem precisam de instalação e podem ser rodados automaticamente do arquivo executável, como o Media Player Classic ou o Pazera Video Converter Suite.
Uma coisa que pode acontecer é uma determinada instrução continuar no registro mesmo após o programa ser excluído do sistema. Isso vai fazer com que o computador perca tempo, seguindo instruções que podem não levar a lugar algum, atrasando os outros processos vitais do computador. Mas isso é facilmente resolvido com o CCleaner, que remove e limpa o registro dessas instruções inúteis, deixando somente os processos essenciais e, consequentemente, o computador mais leve.
Outra coisa que pode acontecer é que uma quantidade excessiva de programas instalados ocupe uma boa parte do espaço disponível no HD. Isso quer dizer que haverá uma quantidade menor de memória física disponível para ser usada como memória virtual. Também pode acontecer que muitos programas sejam executados ao mesmo tempo, e por mais que sejam fechados, eles ainda vão ocupar boa parte da memória RAM e memória virtual, deixando menos espaço disponível para os outros processos. Isso pode ser resolvido com programas como CleanMem ou o Mr Memory, que monitoram e organizam o uso da memória RAM e da memória virtual de seu computador.

Instalação e Desinstalação de Programas:
Algumas pessoas podem pensar que ao desinstalar algum programa ele também solucionará boa parte do problema com relação à velocidade. Mas a simples desinstalação pode não resolver. Uma coisa é certa: vai haver mais espaço no HD e, com isso, mais espaço pra memória virtual. Porém, pode acontecer que esse espaço disponível esteja fragmentado e espalhado irregularmente no computador, dificultando assim o trabalho da máquina. Além disso, apagar um programa não garante que seu registro seja apagado também, sendo necessário passar o CCleaner.
Ao desinstalar muitos programas ou ao apagar muitos arquivos, é sempre interessante desfragmentar o HD. Isso garante que a informação de um determinado programa estará próxima uma da outra e não estará espalhada pelo HD. Quanto menos desfragmentado for um HD, mais eficiente será o uso da memória do computador e com isso ele será mais rápido também.

Recomendações:
Caso seu computador não esteja tão rápido quanto costumava ser, tente verificar as seguintes questões:

Condição da memória RAM – veja se seu computador está utilizando de maneira eficaz a memória RAM e a memória virtual. O CleanMem e o Mr Memory são programas ótimos pra isso.

Desfragmente o HD – Sempre é interessante desfragmentar o HD para otimizar o funcionamento dos programas e da memória virtual. O PerfectDisk Professional e o JkDefrag fazem isso muito bem.

Registro e programas inúteis – Faça uma limpa no registro para remover instruções desnecessárias. Aproveite e apague também programas que só ocupam espaço de memória e de processamento. Utilize o CCleaner para o registro e o Glary Utilities para remover os programas inúteis.

Uso do processador – Sempre é interessante verificar o uso do processador. O CPU & RAM Meter mede a eficiência do uso do processador e da memória RAM em tempo real. E caso você queira otimizar esse uso, você pode instalar o PC Accelerate.

Programas intrusos e alterações no registro – Às vezes o que pode acontecer é que você tem programas intrusos, instalados durante suas viagens pela internet, como spywares ou adwares. A instalação de programas como o Spybot - Search and Destroy e o Spyware Terminator ajudam a remover esses programas e o Resident que vem junto com o Spybot sempre lhe avisa quando um programa fizer alguma alteração no registro.

Conclusão:
Com essas explicações e dicas, além de você saber o que pode atrapalhar a velocidade do computador e como resolver isso, você agora sabe que instalar novos programas não vai necessariamente atrapalhar o funcionamento de sua máquina. É só seguir essas recomendações para melhorar a velocidade do computador.



Fonte: Baixaki

5 Comentários:

Anônimo disse...

Nossa, nao sabia disso, continue assim.

Kléber disse...

Muito bom, parabens por este post, mas na proxima seja mais breve(rapido).

flw

João Pedro M. Fernandes disse...

*anonimo; obrigado pela visita, seja bem vindo.
*Kléber; desculpe, no proximo vou ser mais breve possivel, desde que fique bem explicado. OK?

Unknown disse...

Amei as dicas =)

Unknown disse...

Gostei muito das explicações. Continue sempre assim. Só por curiosidade gostaria de saber de alguns detalhes técnicos que talvez me ajudem a resolver um dilema. Preciso trabalhar com arquivos de vídeos baixados da internet e que muitas vezes trazem até uma hora de imagens e para isso preciso de uma máquina que me faça esse trabalho o mais rápido possível, o que você me sugeriria; comprar ou montar? Se for para eu comprar quel a que se adequaria a meu trabalho? E se for para eu montar o que você me sugere em termos de hd, memória, placa mãe, placa de vídeo e áudio, enfim tudo que fosse necessa´rio para eu ter uma Ferrari? Obrigado se puder me ajudar a sair desse dilema. Atenciosamente Alan Ribeiro Coêlho. Email: coelhoalan@uol.com.br

Postar um comentário

Comentem ai, a felicidade do blogueiro é o comentario.
Mas...
*Evite palavrões...
*Comentarios sem nexo (sem sentido)...
*E sem muitas girias para os usuarios entenderem melhor.
...Obrigado.